sexta-feira, 23 de março de 2012

França: Casal de portugueses Benigno Ferreira e Francelina Gomes desaparecidos (segunda actualização: foram encontrados os corpos de Benigno Santos Ferreira e Francelina Conceição Gomes)





«Um casal de portugueses de 57 anos, residente em Moissac, perto de Montauban, sudeste de França, desapareceu na passada sexta-feira, "sem deixar qualquer rasto", disse à Lusa a vice-cônsul de Portugal em Toulouse.






Noélia Pacheco explicou que Benigno Santos Ferreira e a sua mulher, Francelina Conceição Gomes, ambos de 57 anos, estão há pouco tempo em França, ele desde 2010, ela desde 2011. Nenhum dos dois regressou a casa depois de, na passada sexta-feira, terem jantado com um casal amigo, a cerca de dois quilómetros do local onde viviam. Os portugueses vivem na zona de Montauban, cidade onde Mohamed Merah, morto ontem em Toulouse, assassinou dois militares franceses.

Segundo a vice-cônsul, foi um dos filhos do casal, o único que vivia em França, que alertou a polícia para o desaparecimento quando, por volta das 05:00 de sábado, chegou a casa e não encontrou os pais nem conseguiu contactá-los. O pai tinha deixado o telemóvel em casa.

"Esta é uma situação anormal e preocupante. Desapareceram sem deixar qualquer rasto. Foram vistos pela última vez entre as 23:30 e as 00:00. A polícia continua a fazer buscas mas sem qualquer pista. Segundo diz o filho, e também como já confirmaram as autoridades, os pais não fizeram qualquer movimento bancário desde o dia em que desapareceram", acrescentou.

Noélia Pacheco afirmou ainda que Benigno Ferreira e Francelina Gomes se deslocavam num carro que teriam comprado há pouco tempo, e do qual também não se tem rasto: "É um Citroën branco, com a matrícula BL 874 LT. Temos apelado a quem saiba alguma coisa que nos contacte. Estamos a seguir o caso de perto, junto da família e da polícia", afirmou.

acordo com a página na Internet do jornal francês La Depeche, a polícia não exclui a hipótese de o casal ter decidido, "de um momento para o outro", ir a Portugal, nem exclui a hipótese de suicídio.

A vice-cônsul considera, no entanto, que "é estranho que, tendo ido para Portugal, não tenham gasto dinheiro, pelo menos para pôr gasolina no carro". Quanto à hipótese de suicídio, Noélia Pacheco diz que o filho garante que "os pais estavam agora melhor financeiramente e que nunca falavam em morrer".

A polícia francesa está a contactar todos os números da lista do telemóvel do homem desaparecido. As autoridades encontraram, entretanto, nas imagens das câmaras de segurança da portagem de uma autoestrada a oito quilómetros da casa do casal, registo da passagem de um carro branco na madrugada do desaparecimento. Contudo, é impossível distinguir a matrícula do veículo. O La Depeche escreve que, caso o casal continue desaparecido, as autoridades deverão requerer a cassete original.

Benigno Ferreira e Francelina Gomes são da cidade de Ansião, no concelho de Leiria. O homem, pintor na construção civil, trabalhava numa exploração agrícola. A mulher não estava empregada.»



in DN online, 23-3-2012




Primeira actualização do post


«As autoridades francesas retiraram esta manhã de um canal o corpo de Benigno Santos Ferreira, mas para já ainda não há sinais da mulher, Francelina Conceição Gomes, também desaparecida na zona de Moissac, França, há mais de uma semana.

O casal de 57 anos, que reside há pouco tempo em França, não regressou a casa depois de, na passada sexta-feira, ter jantado com um casal amigo, a cerca de dois quilómetros do local onde viviam. Segundo a RTP Informação, terá sido esse mesmo amigo a identificar o corpo do emigrante.

As autoridades estão agora a tentar perceber o que aconteceu a Francelina Gomes, assim como à viatura em que ambos seguiam naquela noite.

Benigno Ferreira e Francelina Gomes são da cidade de Ansião, no concelho de Leiria. O homem, pintor na construção civil, trabalhava numa exploração agrícola. A mulher não estava empregada.»


in DN online, 27-3-2012



Segunda actualização do post


«O corpo da mulher do casal de portugueses que tinha desaparecido há mais de uma semana em Moissac, Sudeste de França, foi encontrado num canal marítimo, na tarde desta quarta-feira.

A vice-cônsul de Portugal em Toulouse, Noélia Pacheco, disse à agência Lusa que o corpo de Francelina Conceição Gomes foi encontrado no canal marítimo do Midi, onde na quarta-feira as autoridades já tinham encontrado o corpo do seu marido, Benigno Santos Ferreira.

De acordo com a vice-cônsul, a polícia francesa acredita que se tratou de um acidente.

"A mulher foi encontrada pelos mergulhadores dentro do carro. Ao que tudo indica, o veículo caiu no canal por acidente. O resultado da autópsia ao corpo do homem revelou que morreu afogado. Estava a chover, era tarde e aquele não é um local de muita passagem. Já não é o primeiro acidente deste género que acontece no canal", explicou Noélia Pacheco.

Os corpos de Benigno Santos Ferreira e Francelina Conceição Gomes vão ser trasladados para Portugal, onde vai decorrer o funeral.

O casal vivia há pouco tempo em França, ele desde 2010, ela desde 2011. Nenhum dos dois regressou a casa depois de no dia 16 terem jantado com um casal amigo, a cerca de dois quilómetros do local onde viviam.

Foi um dos filhos, o único que vivia em França, que alertou a polícia para o desaparecimento do casal quando chegou a casa e não encontrou os pais nem conseguiu contactá-los. Ambos tinham deixado os telemóveis em casa. Desde o desaparecimento, nenhum dos dois efetuara movimentos nas contas bancárias.

O casal era natural de Ansião, no distrito de Leiria. O homem, pintor de profissão, trabalhava numa exploração agrícola. A mulher não trabalhava.»



in JN online, 28-3-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário